Um dos primeiros movimentos que os bebês executam logo ao nascer é sugar.
Com o passar do tempo, o repertório aumenta e é aperfeiçoado com base
no contato com o entorno, as pessoas e os objetos. Essa oportunidade é
importante para garantir a sobrevivência dos pequenos e a comunicação
deles com o ambiente antes da aquisição da linguagem oral. Por meio de
gestos, eles exploram e conhecem o mundo em que vivem. Esse estágio foi
descrito como sensório-motor.
Na creche, trabalhar a temática do movimento requer planejamento. A
ausência de berços, somada a atividades de dança que envolvem gestos
repetitivos e coreografados e os tradicionais circuitos que desafiam a
turma a descer, subir, rolar, entrar e sair, é interessante. Mas é
preciso garantir ainda mais, pensar em propostas que desafiem as
crianças constantemente a ir e vir, a explorar ações que ainda
desconheçam, a experimentar sensações e a conhecer o próprio corpo,
possibilidades e limites. Para isso, organizar a sala com elementos
pertinentes e espaços livres é essencial.
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/movimento-ele-tao-importante
Penso que as escolas todas sem exceção deveriam trabalhar o movimento,em todas as idades, a euritmia por exemplo é um trabalho lindo de movimento realizado pelas escolas Waldof,é tão belo quando se envolve arte e movimento.
ResponderExcluir